Home Devocional A mulher samaritana

A mulher samaritana

por Roberta Peixoto Academy

“A mulher samaritana disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando Ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu falo contigo.” Jo 4:25-26

É provável que você já conheça a história da mulher samaritana na Bíblia. Ela é muito contada e explicada por líderes cristãos. A passagem relata quando ela foi buscar água no poço e encontrou Jesus que lhe pediu algo de beber. Ela era apenas uma mulher comum e não tinha muito conhecimento bíblico, mas foi capaz de reconhecê-lo, o que eu considero fantástico.  Durante aqueles três anos e meio o Senhor Jesus caminhou na terra, então Ele era muito comentado, ouvido, questionado, muitas pessoas tiveram um pequeno contato com Ele, mas nem todos foram capazes de reconhece-lo como o Messias. Mas a mulher samaritana, sim. Ela O identificou.

Está registrado da Bíblia: Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá- me de beberPois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Naquela época, os judeus não se relacionavam em hipótese alguma com os samaritanos, então é claro que ela assustou-se com o pedido do Messias). E Jesus respondeu:Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva… Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”. Como essa passagem é maravilhosa!

A mulher imediatamente rendeu-se a Jesus e disse-lhe: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la”. A partir desse diálogo Jesus lhe revela os erros que ela havia cometido e traz uma palavra poderosa que impactou o coração daquela mulher. Acredito que isso resultou em um fervor missionário. Ela saiu caminhando cidade afora, pregando as palavras de Jesus Cristo: “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?” (João 4:7-10, 13-26, 28-29).

O encontro maravilhoso desta mulher com Jesus resultou em chamado missionário e ela assumiu o seu papel de serva do Altíssimo e saiu falando do Messias. A princípio, quando o Senhor Jesus pediu água, certamente ela ficou desconfiada, afinal Ele era judeu. Mas bastou algumas palavras para ela confirmar que aquele homem era especial, Ele era diferente, Ele tinha uma luz forte, Ele tinha um coração bom. Então ela O chamou de “Senhor”. 

O que aprendemos com a mulher samaritana? Que Jesus pode ser revelar a todas nós de forma inusitada, simples. Delicadamente Ele pode entrar na nossa vida sem grandes alardes. Mas o agir do Espirito Santo, certamente, nos fará reconhece-Lo e aceitar caminhar lado a lado como serva, filha, missionária, amiga, confidente. Caminhar com Jesus é maravilhoso.

Deixe Jesus abraçá-la e cuidar de você. Será a sua melhor escolha da vida

A paz,

Roberta

You may also like

2 comentários

Alina Figueiredo 1 de março de 2020 - 10:26

Que passassem linda! E que Deus nos abençoe para ser como a mulher samaritana, crer e levar a mensagem de Cristo por onde passamos.
Tenho percebido o quanto Jesus foi Empoderador das Mulheres, tudo começou com ele que já naquele tempo éramos praticamente excluída de tomar qualquer atitude de liderança e ele escolhia nos capacitar e nos honrar.

Responder
Jennifer 1 de março de 2020 - 22:30

DEUS é maravilhoso 🙏🏼 Obrigada JESUS por tudo

Responder

Deixar Comentário