Agradeça o que Ele já proveu

 

Amada, creio que você tem buscado respostas e soluções para ser bem sucedida na vida. Claro que tem! Nascemos, crescemos, estudamos, sempre com foco em alguma coisa. Nem sempre conquistamos tudo, ou quem sabe, conquistamos mais do que imaginávamos ter um dia. Mas…com certeza, existe um momento da semana, do mês, do ano, que vamos diante do Senhor e questionamos: “Oh, Deus! Estou passando por essa grande aflição, venha me socorrer. Ajuda-me, me abençoe naquilo que tanto quero, eu prometo que se o Senhor me abençoar farei isso e aquilo e aquilo outro (risos)”. Ou você nunca orou assim? Pois eu já!

Meditando sobre isso para escrever esse devocional, lembrei-me da pergunta que o Senhor fez aos discípulos quando estavam no deserto. Deus questionou: “Que tens em mãos?”. Ele, na verdade, não proveu algo novo, mas os levou a considerar o que já havia provido e a aplicar pela fé o que tinham em mãos. Deus não poderia enviar todos os dias coisas novas para eles comerem? Não poderia montar uma mesa de banquete para todos e colocar pratos, comida quentinha, assada? Mas Ele não fez isso, acredito que Deus fez um treinamento naquela multidão rabugenta, “reclamona” e que certamente esperava um milagre do céu! Como nós!

Eu mesma já orei dizendo a Deus o que Ele deveria fazer. E impondo a minha condição. Como se Deus tivesse que fazer determinada coisa e do meu jeito. Na verdade amada, buscamos racionalmente uma solução que sabemos, por nós mesmos, não conseguiríamos. E se não temos a resposta imediata, ficamos decepcionados com Deus! buscamos racionalmente uma solução que, humanamente, seria impossível de se obter no momento.

Mas agora eu te pergunto: O que você tem em mãos hoje? O que Deus proveu hoje? O que está faltando na sua mesa, na sua casa, no seu coração, no seu trabalho, para o seu filho, para o seu marido? Sim, eu creio que algumas coisas podem estar faltando. Por exemplo, me faz falta, talvez, um celular de última geração, mas eu me viro bem com o que tenho. Falta-me trocar de carro, o meu é de 2014, preciso trocar por um mais novo. Falta-me um aparelho de estética revolucionário, mas ainda não pude comprar pois tenho outras prioridades. E por aí afora…mas me faz falta algo verdadeiramente? Não. São coisas que posso alcançar pelas minhas atitudes básicas do dia a dia, através do meu trabalho. E acredito que na sua vida aconteça exatamente a mesma coisa. E eu faço a minha parte, sei que Deus fará a Dele.

Mas Roberta, qual será a minha parte? Amada, sua parte é viver a Palavra do Senhor, é se responsabilizar pelos passos errados e não procurar não errar mais, é ter fé genuína, é ter ação, levantar a cabeça e agir, enxergar além do que seus olhos veem. Há coisas que não compramos, ou temos, ou não conquistamos, porque não temos fé. A gente acha que Deus não vai fazer, mas Ele faz. Deus, no deserto, estava treinando seus servos a confiarem plenamente nele. Para caminharem debaixo da Sua providência!

Certa vez li algo que me marcou e que dizia assim: “Ele provê coisas pequenas para operar o milagre da multiplicação, mas sutilmente preferimos as grandes, as que podemos administrar sem ser necessário seu milagre”. Amada, é fácil nos sentarmos e esperar o milagre do céu. Sinto te dizer que o milagre não virá! De mão beijada, jamais! Porém, imagino Jesus observando e esperando a frase mágica: “Ajuda-me Jesus mostre-me o que fazer, como devo conquistar o que tanto preciso porque quero acertar”. Feito isso, Deus lhe mostrará. Abra os olhos, abra os ouvidos, leia a Palavra, siga em frente. Deus provê coisas pequenas para operar o milagre da multiplicação. E fique atenta: Jesus não te dará algo que te afastará Dele. Nunca. Pura vaidade e falsa felicidade não estão nos planos de Deus para nós.

Hoje mesmo, reflita em tudo o que você tem. Deus já te deu muita coisa. Porém, ainda tem mais, só depende de você. E nunca se esqueça. Riqueza, dinheiro, vida mansa, sucesso, esbanjação, ostentação, sem Jesus Cristo é vida oca. Um dia, lá na frente, a conta chega. Não vale a pena uma vida sem Deus. Amada, no meio de bilhões de pessoas, Deus te colocou para ler este devocional. Ele olhou pro universo e disse: “Aquela é minha, quero abençoá-la, delegar anjos para cuidá-la, livrá-la do mal, responder os seus desejos. Porque ela tem fé, sabe esperar e me escutar”.

Uma semana em Cristo,

Roberta