Devocional – Quem é você quando ninguém está olhando?

“Se tirarem a tua a capa, não lhe negues também a túnica” (Lucas 6:29) …

Visualize essa cena: Você atrasada, num trânsito demorado, com mil coisas para fazer e o motorista do outro carro corta a sua preferencial. Naquele momento você xinga, esbraveja, se possível passaria com o carro em cima do cidadão! Pronto…a raiva se instala. Você consegue se ver nesta cena? Creio que sim. E quem um dia na vida não perdeu a paciência no trânsito ou em qualquer outra situação?

Nossa natureza é deficiente, incontrolável, irada, impulsiva. E há pessoas que contam isso com orgulho, como se esse temperamento colérico fosse bonito. Pois eu afirmo que não é. A cada atitude devemos perguntar a nós mesmos: “Nesta situação, o que faria Jesus?”.

Sim, nesta situação, quando ninguém está te vendo, como você se comportaria? Você parou para pensar sobre como você age quando ninguém está lhe observando? Você respeita as pessoas? È confiável, responsável, não trapaceia e muito menos mente?

Um comportamento exemplar não é apenas quando estamos no meio das pessoas agindo corretamente. Uma vida com Cristo é fazer as coisas certas quando nenhum par de olhos estão sobre você. E principalmente, quando colocamos a nossa cabeça no travesseiro e temos paz.

As sementes de grandes e preciosas realizações são semeadas quando ninguém está olhando. Você tem sucesso profissional quando durante muitos anos passou várias noites em claro estudando e abriu mão de finais de semana descansando para se dedicar à pesquisa. Um atleta olímpico que ganhou uma medalha de ouro, com certeza investiu muitos anos de treinamento quando ninguém estava vendo. E porque não agir assim também no caráter, na vida com Cristo, no dia a dia com o seu irmão?

Você pode achar que ninguém está te vendo ao mentir, ao trapacear ou até mesmo, ao caluniar. Mas engana-se. O seu Pai Celestial vê tudo. E anota. Por isso, antes que o nosso temperamento se indispor e gritar, saia de perto, ore, e volte com uma palavra abençoada. Antes de gritar com o motorista que te deu uma “fechada”, respire fundo e siga em frente. Antes de trapacear alguém nos míseros centavos, pague corretamente. Derrame amor naquela pessoa que te “pisa nos calos”. O cristão deve estar morto para a sua carnalidade. Uma pessoa de caráter é uma pessoa amorosa, tranquila, com testemunho diário.

Sei que não é fácil. Até o Senhor sabe muito bem disso. Mas é um exercício diário. Há um versículo que eu gosto muito: “Sonda-me, o Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139:23-2.

Desejo que Jesus te sonde e te dê o caminho certo em todas as situações da vida. E que você se torne uma pessoa admirada não pelo que você é ou tem. Mas pelas atitudes em Cristo.

Uma semana abençoada. Beijos! Rô