Tenha um coração grato

tenha-um-coracao-grato

“15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano”. Lucas 17:15,16

 

Certa vez escutei uma psicóloga contar algo interessante. Segundo ela, pesquisas científicas mostram que ao agradecermos às pessoas a quem mais somos gratos (e explicar a razão), nos torna pessoas muito mais felizes. Pode ser através de uma mensagem, de uma carta, de um encontro, de flores, de palavras, não importa. Agradecer e reconhecer a generosidade de alguém (e isso parece que é tão raro) é uma forma poderosa de dar alegria a nossa alma. Agora, se a pessoa agradecida fica feliz, imagine a outra, aquela que é o alvo da gratidão!

 

Quando penso nisso, imagino Jesus. Ele deve gostar de uma atitude assim, de gratidão, reconhecimento. Na nossa vida, há pessoas que tiveram uma influência positiva, que num certo momento nos livraram de uma situação difícil, que nos socorreram numa tempestade. Pessoas que nos fizeram algo bom e que nunca pediram nada em troca, fizeram porque são boas, têm caráter. Você já parou para imaginar que essas pessoas são como “anjos” preparados por Deus para nos ajudar? Você tem dúvida, que Jesus prepara filhos Dele para nos estender a mão? Quantas vezes você já disse: “Puxa, você caiu do céu!”. Amada, sempre será Deus te socorrendo, tenha absoluta certeza disso.

 

Eu creio que a gratidão promove humildade numa pessoa. No momento em que uma pessoa agradece, ela deixa de olhar para si mesma numa atitude de egocentrismo, e reconhece o valor de quem fez o bem. Você se lembra da passagem bíblica que Jesus cura dez leprosos e apenas um volta para agradecer? O moço era um samaritano. Enquanto os outros nove seguiram seu caminho, o samaritano fez questão de retornar para mostrar sua gratidão.  O ex-leproso percebe que Deus é o responsável pela cura, pelo restabelecimento da sua saúde e glorifica a Deus em voz alta.  

 

Deixe eu te fazer um desafio. Ainda hoje, pense em alguém que um dia te concedeu um favor. Lembre-se de uma pessoa que foi boa para você, que te estendeu a mão, que te socorreu num dia complicado. Ela existe. Pode ser um homem que trocou o pneu do seu carro até um amigo que te ajudou com um empréstimo financeiro. Alguém certamente te fez um bem num certo dia. Vá até essa pessoa e agradeça. Ou ore por ela. Mas prove a Jesus que você é grata e que tem uma certeza: foi Ele que preparou aquele momento e separou aquela pessoa para te ajudar.

 

A paz, Roberta