6 Vantagens do Ensino Híbrido

Como você imagina uma sala de aula? Ela é equipada com professor, cadeira e mesas dispostas em fileiras ou ela parece mais com a sua sala de estar? Há algum tempo, mudanças no sistema de ensino buscam por modelos de aprendizagem que supram as necessidades de uma sociedade em constante evolução.

Nós não aprendemos mais da mesma forma como fazíamos há 15 anos. Desde que a internet começou a integrar nossas vidas, a nossa relação com o conhecimento mudou e vem mudando.

Temos o conhecimento na palma das nossas mãos, literalmente, com smartphones capazes de buscar informações a qualquer momento e trocarmos conhecimento com pessoas de outras cidades, países e, até mesmo continentes, por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. 

Acesso à informação nunca foi tão fácil quanto o momento no qual nos encontramos. Com essa mudança da forma em que consumimos conteúdo, o sistema de ensino também mudou. A educação à distância, apesar de recente, não é novidade para nós brasileiros. E sala de aula  não supre todas as necessidades que a nossa sociedade necessita.

Para oferecer o melhor das duas metodologias, hoje a maior tendência do setor educacional são os cursos híbridos, que unem as vantagens do ensino presencial e online.   

Se você não conhece as vantagens da metodologia de ensino híbrido, neste post listamos 6 vantagens irão te ajudar na sua escolha do seu próximo curso. 

Flexibilidade e autonomia

O foco no sistema híbrido é o aluno, quem irá decidir o seu cronograma de estudos de acordo com o que desejam aprender. Essa metodologia ativa coloca o aluno como protagonista da sua jornada e ensino. Essa liberdade é essencial para a construção do conhecimento, uma vez que realizamos que cada pessoa aprende de uma forma diferente e encontra-se em diferentes níveis de conhecimento. 

Tendo isso em vista, o papel do professor é tido como um guia que auxilia o aluno na sua própria jornada. A eficácia desse modelo deve-se à autonomia do aluno em realizar seus estudos no momento ideal e utilizar a sala de aula para reforçar aquilo que foi aprendido. 

Melhor aproveitamento do conteúdo

Ter autonomia para escolher o seu melhor momento para estudar é otimizar todo o conteúdo abordado. A metodologia híbrida permite que o aluno revise conteúdos no seu tempo, onde e quantas vezes for necessário por meio das plataformas virtuais.

O aluno não depende mais exclusivamente do professor para absorção do conhecimento. Ele pode sozinho pesquisar e estudar em casa e utilizar a sala de aula para proporcionar dinamismo na aprendizagem, com exercícios práticos em grupo e dinâmicas. 

Com o ensino híbrido, podemos aplicar o sistema de sala de aula invertida, que consiste em estudar previamente todo o conteúdo que será abordado em sala de aula ou no ambiente virtual. Esse pré-contato com o conteúdo auxilia no desempenho do aluno, evitando a sensação de sono e tédio.

Suporte personalizado

A internet possibilita quebra de barreiras físicas que são encontradas no sistema de ensino tradicional. É possível oferecer suporte  e tutoria aos alunos que encontram-se à quilômetros de distância. 

O papel da tutoria é avaliar o desempenho individual de forma personalizada para oferecer ao aluno um melhoramento da sua técnica e/ou conhecimento – algo que na sala de aula convencional contamos com o advento do tempo, onde temos um período limitado para execução de correções e feedbacks. 

Desenvolvimento de competências

As instituições de ensino são responsáveis por proporcionar materiais e conteúdos que irão agregar à capacitação profissional do aluno. O acúmulo de bagagem cultural e aprendizado é um reflexo da autonomia do aluno perante ao modelo de ensino híbrido, uma vez que ele é o responsável pelo seus estudos. 

O desenvolvimento de habilidades voltadas para o mercado de trabalho é essencial para a formação profissional. A metodologia híbrida foca em agregar de forma teórica e prática as competências exigidas pelo mercado de trabalho, de forma mensurável e eficaz. 

Maior engajamento entre professor e aluno

Promover autonomia do conhecimento, faz com que o aluno se sinta mais responsável pelo seus estudos, despertando motivações e interatividade entre o aluno, professor e colegas de turma. 

O sistema híbrido é um modelo que reúne a participação do aluno com aulas sem deixá-lo exposto, tendo mais conexão entre todos. O modelo de sala de aula invertida instiga maior interatividade entre os alunos, e o suporte online com fóruns de discussão ajuda no compartilhamento de informações e conhecimento entre a turma.

Otimização da experiência de aprendizagem

Tornar o conteúdo interessante em sala de aula é um desafio para muitos professores, principalmente quando o tema tende mais para o lado teórico. O processo de aprendizagem em casa possibilita que o aluno receba desafios estratégicos referentes ao conteúdo. 

Isso promove as competências e habilidades dos alunos de forma orgânica. A tecnologia prega um papel essencial no sistema de ensino híbrido, onde tanto professor quanto alunos precisam aprender a trabalharem com ela. O plano pedagógico é voltado para a incentivar e potencializar todo o conteúdo abordado pelo professor.  

Como vimos, a metodologia de ensino híbrido traz grandes benefícios para o processo de conhecimento do aluno. Esse método inovador é utilizado por instituições que visam educar de forma integral, protagonizando seus alunos no processo de aprendizagem. 

Agora, a Roberta Peixoto Academy conta com o sistema de ensino híbrido. Conheça os cursos:

Intensive Training Class (ITC) – Sobrancelhas

Prime Training Class – Olhos e Lábios

Paramedical Training Class – Micropigmentação Paramédica